Diet x Light

Diferença entre alimentos diet e light, e quando consumi-los


 A resposta é ..... nenhum!

Caaaalma, vou explicar.
Primeiro definindo a diferença entre eles:
Diet é o produto alimentício ISENTO em algum nutriente, geralmente açúcar e sódio.
Já os light são aqueles que possuem REDUÇÃO de pelo menos 25% de determinado nutriente e calorias, em relação ao produto convencional.

E para que se consiga essa isenção/redução esses produtos são formulados com ingredientes substitutos, mas que ainda forneçam as propriedades sensoriais (de sabor, textura, etc) e tecnológicas (reológicas, térmicas, relacionadas ao processamento) ao alimento, o que dificilmente ocorre com um único substituinte. Assim em alimentos com redução de gordura por exemplo, é mais um processo complexo que envolve o uso de tecnologias e ingredientes com propriedades emulsificantes principalmente (dentre eles polissacarídeos, amidos, fibras), atendendo à diminuição do valor calórico do produto.

A substituição do açúcar é mais simples, já que existem vários edulcorantes com poder adoçante e sem calorias, mas que também podem ter efeitos não desejados à saúde, como alergias e problemas intestinais.

Embora pareça ser a resolução dos problemas de quem precisa ter uma dieta com restrição calórica para perda e /ou controle de peso, fazer uso desses produtos pode atrapalhar o balanço dos nutrientes, tendendo ao excesso de um em detrimento de outro(s). Por exemplo, ao se excluir o carboidrato proporcionalmente estará ingerindo mais gordura e/ou proteína, enquanto que excluindo gordura prejudicará a ingestão e absorção de vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essências (ômega 3) pendendo a uma dieta hiperglicídica (alta em açúcar) ou hiperproteica (alta em proteína), e o excesso de qualquer macronutriente (açúcar, gordura e proteína) acarreta no acúmulo de gordura corporal e tecido adiposo. Além de poder ser usados como uma “muleta”, ao dar preferência em consumi-los em grande quantidade, enquanto que consumindo alimentos tradicionais mas em MENOR quantidade também repercutiria na diminuição calórica.

É claro que de vez em quando um alimento industrializado não tem problema, já que ele atende nossas necessidades de praticidade, sabor, segurança microbiológica, e isso a indústria faz muito bem, também atendendo à preocupação de restrição dietéticas de calorias, de sódio, para celíacos, fenilcetonúricos, mas ressalto a máxima: DESCASQUE MAIS E DESEMBALE MENOS! Priorize os alimentos naturais vegetais, integrais, e você obterá o melhor dos dois mundo: DENSIDADE NUTRITIVA e DIMINUIÇÃO CALÓRICA.

Comentários