De fato, a vitamina B12 não está presente em alimentos de fonte vegetal, isso porque as plantas não precisam dessa vitamina para sobreviver, logo não a produzem nem armazenam.
A B12 é sintetizada por bactérias, inclusive as do nosso intestino, mas por estarem no cólon não é absorvida (a absorção ocorre no jejuno bem antes do cólon), diferente dos animais herbívoros que obtém a b12 pela sua própria microbiota e por se alimentarem de plantas contaminadas com bactérias do solo ou de suas fezes.
Para nós humanos a b12 tem um papel muito importante e crucial à saúde (assim como as outras vitaminas e minerais), e sua deficiência acarreta em problemas na síntese e metabolismo de aminoácidos, do folato, má formação das células da medula, prejuízos neurológicos e cardiovasculares.
Embora já existam alguns alimentos industrializados que são fortificados com b12, indivíduos que se alimentam estritamente de vegetais devem suplementar a b12.
O que não é uma necessidade exclusiva de veganos, já que para a absorção dessa vitamina é preciso do fator intrínseco produzido no estômago que nem todas as pessoas possuem ou produzem em quantidade suficiente, como de quem passou por cirurgia para redução do estômago ou retirada de alguma parte do intestino, e idosos também são público de atenção.
Esta obrigatoriedade de suplementação não significa que uma alimentação vegetariana estrita não seja adequada para o ser humano, pois todas as formas de se alimentar exigem a suplementação de algum nutriente em diferentes fases da vida. Como é o caso do ferro - que é fortificado na farinha de trigo, o iodo no sal, o ácido fólico para gestantes, e por aí vai.
E então, você sabia disso? Comenta aqui se tiver dúvidas relacionadas a esse ou a outro tema (sobre alimentos/nutrição vegetariana), vou adorar explicar ou pesquisar mais se necessário.
Comentários
Postar um comentário