Entenda os tipos de dieta, suas diferenças e saudabilidade
Dieta por definição se refere a um tipo de alimentação ajustada/controlada, que é adotada pelo indivíduo por diferentes motivos: seja para perda de peso, aumento de massa magra, reverter doenças, questões éticas/religiosas, ou "simplesmente" para manter a saúde.
Como alguns exemplos podemos citar as dietas lowcarb (baixa em carboidrato), do mediterrâneo (prezam pelo consumo de vegetais, azeite, vinho e peixe), paleolítica (predomínio de proteína animal), ovolactovegetariana (sem carnes, mas com consumo de ovos e lácteos), vegetariana estrita ou vegana (isenta de produtos de origem animal), whole plant-based (baseada em alimentos vegetais naturais e íntegros).
Mas, e qual a melhor/mais saudável?
Bom, quando se trata em reverter doenças relacionadas ao estilo de vida como diabetes tipo 2, coronárias, hipertensão, estudos têm demonstrado que a diminuição de proteínas animais, gorduras saturadas e colesterol promovem melhora significativa, e até mesmo revertem o estado patológico, evitando-se a necessidade de realizar cirurgias cardiovasculares (para saber mais acesse https://nutritionfacts.org/.../how-to-reverse-heart.../), e que ainda, quanto mais vegetais (legumes, grãos, frutas, castanhas) menor é a incidência de doenças crônicas, incluindo o câncer. E isso é obtido principalmente consumindo alimentos integrais (não refinados), de origem vegetal.
Vale ressaltar ainda que o EQUILÍBRIO é a palavra-chave, seja para manter o peso adequado ou evitar doenças, uma vez que todos os macro e micronutrientes são importantes para a manutenção da saúde. Uma dieta bem balanceada, variada, sem conter excesso ou carência de nutrientes que irão prejudicar o bom funcionamento do organismo, é o caminho do meio que todos precisamos.
E sem esquecer que comer, além de uma necessidade básica, envolve prazer, portanto a comida/refeição tem que ser gostosa. Sem contar a questão do hábito que também têm grande influência em nossas escolhas alimentares.
Mas será que não podemos unir o útil (que faz bem à nossa saúde) ao agradável (que faz bem ao nosso paladar)? Já experimentou fazer novas escolhas, provar novos sabores, preparar sua própria comida?
Você já tentou ou quer mudar seu padrão alimentar?
Você já tentou ou quer mudar seu padrão alimentar?
Se sim, teve alguma dificuldade? Se não, o que te impede? Comente aqui.
Comentários
Postar um comentário