Quer parar de comer carne: mas e as proteínas?

Saiba como obter suas proteínas na dieta vegetariana/vegana


Já ouviu algum(a) nutricionista (ou até mesmo médicos) explicando quais nutrientes e porções devem compor nosso prato e refeições? Não é sempre uma fonte de carboidrato (geralmente arroz ou pão), salada (verduras), gordura (geralmente do azeite que tempera a salada ou queijo) e fonte proteica (carne, geralmente carnes "magras" como frango ou peixe, e peito de peru)?

Se você já pensou em parar de comer carne em algum momento deve ter se perguntado: mas e as proteínas? Como vou ingerir a quantidade diária recomendada desse nutriente tão importante?

Bom, e se eu te disser que os maiores animais (elefante, boi, gorila, girafa, rinoceronte, etc), obtém suas proteínas das plantas? 

Sim, todos os aminoácidos (moléculas menores que juntas formam a proteína) existem no reino vegetal, claro não em um único alimento. Basta ao longo do dia consumirmos uma variedade de alimentos (exemplos de combinações arroz com feijão, milho e ervilha, arroz e soja, trigo e lentilha), que fornecerão os nutrientes que precisamos (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais).


Ainda, as fibras e compostos fitoquímicos, presentes exclusivamente no reino vegetal, também proporcionam importantes efeitos benéficos à nossa saúde. 

As fibras além de retardar o trânsito gastrointestinal, auxiliando em diminuir o índice glicêmico das refeições (níveis de açúcar no sangue) e absorção dos lipídeos (que vão embora junto das fezes), também serve como substrato (alimento) para as bactérias do nosso intestino, que ao fermentá-las vão produzir compostos benéficos a saúde do intestino e do corpo como um todo.

Os fitoquímicos que geralmente dão cores às frutas e vegetais (como resveratrol da uva, flavonóides da laranja/maçã, antocioninas da jabuticaba/amora, carotenóides do mamão, maracujá) possuem ação antioxidante e também promovem efeitos benéficos específicos à saúde que estão sendo muito estudados.

Além disso, as plantas (leguminosas, tubérculos, cereais, sementes, frutas, verduras) também possuem maior densidade nutritiva, o que significa que possuem maior variedade de nutrientes e compostos benéficos por porção de calorias em relação aos produtos de origem animal, ou seja, são menos calóricas e mais nutritivas, o que também auxilia na perda de peso, e diminuição do colesterol, afinal só os animais produzem colesterol, entre eles, nós humanos.

Bora colocar mais vegetais na sua alimentação, conhecer novos sabores e diminuir o consumo de animais?


Exemplos de fontes proteicas de origem animal (carnes, ovos e queijos) e vegetal (leguminosas: feijões, soja, lentilha)


Comentários