Vegetarianismo e ômega 3

Saiba por que ômega 3 é tão importante e como atender as necessidades diárias

 

O ômega 3 é uma ácido graxo importante para a saúde e bom funcionamento do cérebro, função cognitiva, para visão e saúde cardiovascular, por ser precursor de compostos anti-inflamatórios e antitrombóticos. Ainda regula o metabolismo lipídico, diminuindo os níveis de triacilgliceróis e colesterol.


As gorduras ômega 3 e 6 são consideradas essenciais pelo fato do nosso corpo não conseguir produzi-las a partir das fontes de gordura que são ingeridas, portanto devem ser obtidas pela alimentação.

Uma preocupação é a taxa de ômega 6 e 3 que ingerimos, isso porque em geral consumimos mais alimentos ricos em ômega 6 do que os fontes de ômega 3, consequentemente obtemos menores níveis dele. Além disso, nosso corpo utiliza as mesmas vias (enzimas) para metabolizá-los, portanto eles competem entre si. Daí a importância de diminuirmos o consumo de fontes de ômega 6 (óleo de soja e milho) e aumentarmos o de ômega 3 (linhaça e chia) para garantir bons níveis (concentrações) desses dois nutrientes essenciais.

Uma colher de sopa (10-15g) de semente de linhaça supre as necessidades diárias de ômega 3. Para melhor aproveitamento da absorção sugiro consumi-la na forma de farinha (só triturar no liquidificador de preferência na hora ou armazenada protegida da luz para evitar a oxidação dos ácidos graxos (gorduras)) ou 1 colher do óleo de linhaça.

Ainda sobre o óleo ou carne de peixe serem boas fontes de ômega 3, ressalto que os peixes o convertem em EPA e DHA (ácidos graxos de cadeia maior e precursores dos eicosanóides de importância na saúde), a partir da sua alimentação que são as algas marinhas (as fontes de ômega 3), portanto, isso vale apenas para os peixes que vivem soltos no mar, diferentes da grande maioria de peixes que são comercializados/consumidos pelas regiões não costeiras, já que são peixes criados em cativeiros e que são alimentados por ração feita principalmente de soja (que é rica em ômega 6, logo, compete para absorção do ômega 3, lembra?). Isso sem levar em consideração que os peixes estão cada vez mais com altos níveis de metais pesados, que são contaminantes inorgânicos nocivos à nossa saúde.

Então, é muito mais barato, fácil, sustentável e sem sofrimento animal obter seu ômega 3 comendo 1 colher de sopa de linhaça ou chia todos os dias, ótimo custo-benefício não?!

A linhaça e chia podem ser usadas em preparações de bolos em substituição aos ovos, em panquecas, mingau de aveia, por cima de frutas, na granola, em shakes de frutas e leite vegetal, e onde mais sua criatividade permitir.


sementes de linhaça marrom e dourada são ricas em ômega 3


Comentários